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7 dicas para produzir bons podcasts

Os podcasts são utilizados para transmissão de informações e têm feito cada vez mais sucesso na web. Mas você sabe o que é necessário para produzir um material de qualidade? A gente te explica!

Em latim, o termo podcast significa “meio ou caminho”. Ele pode ser até mesmo confundido com um programa de rádio, porém, possui a vantagem de ser produzido sob demanda específica. É um exemplo do avanço da tecnologia, em que o usuário tem a possibilidade de acessar, ouvir, curtir e aprender qualquer assunto que quiser, quando considerar mais adequado. Por isso, com ele, surgiram novos recursos e possibilidades que podem ser aproveitados.

De acordo com uma pesquisa do Ibope realizada neste ano, 40% dos internautas brasileiros, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas, já escutaram um programa de áudio. Se você deseja começar a produzir podcasts, aqui vão algumas dicas práticas:

1 – Pense em conteúdos relevantes

Para se destacar, é necessário produzir conteúdos de qualidade e, principalmente, com informações diferenciadas. Por isso, escolha um assunto que você domine e que possa agregar algo positivo ao dia a dia das pessoas.

2 – Busque audiência

Para ser referência em um assunto, é necessário que o público se interesse por ele. Então, se especialize, fale a

Com tanta gente produzindo podcasts, é necessário se diferenciar. Sendo assim, crie uma marca pessoal forte, para que as pessoas reconheçam o seu trabalho.

3 – Construa uma marca pessoal

Com tanta gente produzindo podcasts, é necessário se diferenciar. Sendo assim, crie uma marca pessoal forte, para que as pessoas reconheçam o seu trabalho.

4 – Faça um roteiro 

Planejamento é essencial! O roteiro é o que da vida ao podcast e vai te orientar na gravação. O assunto deve seguir claro para que o público não se perca. Porém, não se prenda totalmente ao script, já que a espontaneidade sempre atrai.

Procure incluir vinhetas, apresentação dos locutores e do tema, além de introdução, discussão sobre o assunto e encerramento.

5 – Invista em equipamentos

Priorize a qualidade do áudio, pois ele será o seu cartão de visita. Uma boa dica é investir em equipamentos de alto padrão e captação de som, como os microfones profissionais.

6 – Participações especiais

A presença de pessoas relevantes e influentes dentro do segmento específico é capaz de garantir muita credibilidade, especialmente para quem está começando. Influência faz toda a diferença.

7 – Priorize a edição

Um podcast bem editado sempre chama mais a atenção do público. Pode parecer um desafio no início, porém existem programas simples e fáceis para edição, como o Audacity. Perfeito para quem está começando.

E aí, gostou das dicas? Confira também nossa matéria sobre estratégias para se destacar da concorrência.

Tamara Sanches, Redação Agência SugarLAB