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A importância do posicionamento digital para marcas

2019 chegou e agora é hora de renovar as esperanças, movimentar o mercado e criar uma estratégia para continuar a todo vapor e se reinventar, afinal, seu cliente não quer mais do mesmo. Vamos bater um papo com várias dicas sobre a importância do posicionamento digital pra você começar o ano com o pé direito!

Planejando os primeiros passos

O planejamento da comunicação é essencial para saber quais caminhos trilhar e quais ferramentas serão necessárias para atingir as metas traçadas pela sua marca. Nesse planejamento é preciso ter: datas comemorativas importantes para o seu nicho de mercado, lançamentos que a sua marca irá fazer, o que vocês podem desenvolver para movimentar algum mês mais morno e como engajar ainda mais os seus seguidores e aumentar a sua carteira de clientes.

Além disso, vale lembrar de incluir nesse planejamento o trabalho com os influenciadores. Escolha com quais influenciadores digitais a marca fará parceria em 2019 e como será cada passo dessas ações.

O planejamento precisa ser completo, prever crises, olhar os pontos fortes e fracos do ano que passou, aprender com os erros e trabalhar a todo vapor para a sua marca ser vista durante todo o ano.

Definindo o seu posicionamento: para quem está começando

Dá para começar a construir uma comunicação com estratégia e com resultados em 2019. Como falamos no início desse artigo, o planejamento é essencial para ter um norte de quais caminhos seguir para divulgar a sua marca de forma certeira. Responder questões como o que, como, quem, quando e onde sobre o seu negócio, vão te ajudar a se posicionar digitalmente.

É importante começar ativando as principais mídias sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter e Youtube. Mas lembre-se, só tenha as mídias que você dará conta de atualizar.

Uma dica para quem está começando é: corre que a internet está a todo vapor e os seus futuros clientes podem estar lá! Um estudo feito pela We Are Social e HootSuite, o Digital in 2018 Global Overview, revela que mais da metade do mundo acessa a internet e usa um smartphone e mais interessante do que isso, o estudo comprova ainda, que existem mais celulares (ou chips ativos) do que pessoas no Brasil. Isso prova que tem espaço pra todo mundo que trabalhar direito.

Não vá pelo menor preço na hora de buscar os profissionais para te ajudar na comunicação do seu negócio. Busque qualidade, referências e pessoas comprometidas para fazer o marketing da sua empresa funcionar, afinal, a forma como você se apresenta, está totalmente ligada a sua imagem na internet.

Reposicionamento Digital: pra quem já está a mais tempo no mercado

É importante estar atento a todas as novidades das mídias sociais e aproveitar as oportunidades, mas é ainda mais importante manter seus ideais e seguir fiel ao seu posicionamento como marca. Se sua estratégia não deu certo até agora, é preciso repensar esses conceitos e se reposicionar digitalmente. Escolher um nicho e trabalhar duro para se tornar referência nele é um dos caminhos. Aqui na agência nós trabalhamos com estudo de branding, ajudando marcas a se posicionarem ou se reposicionarem no mercado, como foi o caso da marca Zannt.

As mídias sociais estão inovando a cada dia e se as marcas não acompanharem essas mudanças, vão ficar para trás. O stories do Instagram traz cada vez mais novidades, a ferramenta só expande e melhora para as contas comerciais.

Suellen Gargantini, CEO e Diretora Criativa da Agência SugarLab Digital