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Construa o legado da sua marca

Antigamente, para fazer sucesso, um produto não tinha outros caminhos de divulgação a não ser: televisão e o famoso boca a boca. A vizinha da prima, da amiga que indicou esse shampoo incrível e que assim foi fazendo sucesso. Em época de TripAdvisor e Reclame Aqui, o que não faltam são fontes para divulgar o seu produto ou afastar o consumidor. No texto de hoje vamos falar sobre como saber surfar na onda dos digitais influencers e divulgar o legado da sua marca de forma ímpar.

O poder dos influenciadores digitais para a sua marca

Os recebidos, mimos, publis e presenças VIP’s têm mais peso para o legado da sua marca do que você imagina. Segundo um estudo da Qualibest, os influenciadores digitais já são a segunda fonte para tomada de decisão de compras, que só perde para amigos e parentes. Ou seja, não tem como escapar das resenhas desses jovens que produzem conteúdo. Agora, fazer parceria com esses influenciadores que têm quantidade de seguidores e fãs, pode proliferar uma experiência com a sua marca em números bem significativos.

O primeiro passo é ter o norte do nicho em que a sua marca se encontra e saber qual o público que ela quer atingir. Tendo em mente o posicionamento de marca e público-alvo, conseguimos mapear um nicho de influenciadores que fale a mesma língua.

Encontrar influenciadores com público real (sim, existem os influenciadores que compram seguidores, aí não vale), que abordem as mesmas causas que a sua marca e topem uma parceria é o segredo de divulgar o legado da sua marca na atualidade e provavelmente essa tendência tende a ficar para o futuro das mídias sociais também.

E quando falamos em parcerias entre marcas e influenciadores existem um milhão de possibilidades!

Divulgação com influenciadores, só pagando?

Nem sempre, você pode mandar um mimo que remeta a sua marca e o influenciador postar sem compromisso porque gostou e ter resultado, ou ele pode te cobrar o valor de um publipost, divulgando algum lançamento e vocês fazerem um trabalho mais direcionado. Existem as presenças VIP’S e para eventos da marca, vários tipos de parceria que são vantajosos para ambos. Inclusive, collabs!

Para colocar na ponta do lápis e ter certeza que além de branding, essa divulgação com influenciador teve resultado, algumas marcas apostam no cupom de desconto. Exemplo: os seguidores da influenciadora que a sua marca fez parceria tem 10% de desconto na sua loja virtual usando algum código, aí se torna mais fácil monitorar os resultados e ver de fato se deu certo.

Passo a passo para não ter erro!

Já entendemos o potencial dos influenciadores na atualidade e como eles podem ajudar a proliferar o legado da sua marca nas mídias sociais, além de aumentar as vendas. Criamos um passo a passo básico para te ajudar a entender como isso funciona na prática.

01 – Manual de marca: este material é essencial para orientar os influenciadores a falarem da sua marca. Saber de onde surgiu, qual a proposta, quantos anos de mercado, diferenciais, tom de voz da marca, público que ela costuma falar… Essas informações são essenciais para que a divulgação não fique falsa e faça realmente sentido para o consumidor.  Nesse manual vale a pena incluir: referência de fotos, palavras-chaves da marca, manifesto, persona e hashtags. Aqui na agência oferecemos este serviço junto com o planejamento estratégico e entregamos o nosso queridinho, Branding Book.

02 – Mapeamento de influenciadores: agora que já temos um material redondo para que o seu legado seja divulgado da forma certa, vamos procurar parceiros que falem a sua língua e atinjam um público maior. Na hora de fechar parceria com um influenciador é preciso levar em consideração a região que ele atua, idade dos seguidores, perfil dos seguidores, engajamento (se as fotos têm curtidas, comentários, qual a qualidade desses comentários), número de visualização nos stories, forma como ele se posiciona, qualidade das fotos, qualidade do conteúdo, saber se esse influenciador é envolvido com alguma polêmica que vá prejudicar a imagem da sua marca e principalmente, se ele aborda os mesmos temas que a sua marca.

03 – Estratégia certa para cada tipo de parceria: não adianta criar um modelo padrão achando que vai funcionar para todos os influenciadores que você irá trabalhar, porque não vai. Cada um tem sua personalidade e o legal é explorar isso na parceria, para parecer o mais espontâneo e real possível. Por isso é tão importante conhecer a fundo o influenciador!

04 – Experiência: é importante que antes da divulgação o influenciador tenha uma experiência com a sua marca para falar dela com propriedade. Visitar a fábrica, conhecer o time de desenvolvimento, conhecer lojas, cada esforço é válido para munir o influenciador de informações relevantes que vão divulgar o legado da sua marca.

Entender esse passo a passo e desenvolver uma estratégia de divulgação do legado da sua marca usando o poder dos influenciadores é essencial para ter sua marca bem posicionada nas redes sociais.

Cases de sucesso com influenciadores na SugarLab

Aqui na agência tivemos vários eventos de sucesso em parceria com influenciadores e já rolou até um amigo secreto no Shopping ABC, com influenciadores da região mostrando o dinamismo que este trabalho pode ter.

Fizemos também o lançamento da bolsa conceito da  marca Zannt, com um coquetel super especial e com a presença de várias influenciadoras do nicho de moda e beleza que conferiram em primeira mão este lançamento e puderam divulgar com exclusividade para os seus seguidores.

A criatividade na parceria com influenciadores, estratégia e afinamento de conteúdo é o caminho para uma divulgação de sucesso.

Não adianta mandar um presentinho para algum famoso achando que sua marca vai bombar do dia para a noite. Ele precisa saber quem é a sua marca e qual a proposta da parceria. Você também precisa conhecer muito bem a proposta de influência dessa pessoa para acontecer o match perfeito e no fim do dia os seguidores conhecerem sua marca e você conquistar novos clientes, e ainda conseguir consolidar o legado da sua marca nas mídias sociais de forma positiva.