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Festival Path: todo mundo é uma ideia

No último final de semana, rolou em São Paulo o Festival Path. Fui até lá para conferir as melhores palestras sobre branding, criatividade, design e inovação.

O Festival Path é um evento múltiplo que oferece experiências em educação, entretenimento e negócios. Criado pelo O Panda Criativo, tem como objetivo conectar e inspirar a comunidade criativa do Brasil, além de estimular o diálogo entre pessoas que desejam inovar a forma de pensar e agir.

A programação do festival é formada por palestras em diversos formatos, tais como painéis, entrevistas e debates, isso sem contar os shows, filmes, workshops, feira gastronômica, feira de negócios, feira maker, feira de games e muitas atividades espalhadas pelos locais do evento, que acontecem simultaneamente.

Muitas das palestras apoiavam e discutiam sobre causas sociais e muitas palestrantes eram mulheres. Já falamos aqui neste artigo que eventos voltados ao público feminino seriam tendência, e de fato estão sendo.

Pós-design

Na palestra sobre pós-design, da designer holandesa Simone Post, tive um encontro com uma nova forma de construir narrativas a partir de materiais já fabricados. Simone apresentou alguns de seus trabalhos e o que mais me chamou a atenção foi sua parceria com a Adidas. Ela criou texturas e estampas novas a partir de imagens produzidas com os mais de 400 milhões de pares de tênis produzidos pela marca todos os anos.

“Ser designer é mais sobre o modo como você pensa e sobre o seu conhecimento sobre diversos materiais.”

Sobre parcerias e collabs, Simone ressaltou que elas são de extrema importância para o crescimento de qualquer marca (pessoal ou empresarial) que esteja começando. Elas te dão visibilidade e te afirmam como referência no seu segmento.

Ela também comentou sobre sua carreira e a importância que a universidade teve em seu crescimento profissional e mencionou que ela tem o hábito de registrar todo o processo de suas criações. Ela fotografa cada etapa de construção de seus projetos para que ao final deles, ela consiga avaliar e otimizar os processos para as próximas vezes. Guardei essa ideia no meu caderninho de anotações com muito carinho pra colocar em prática pra ontem!

Think ahead

Na segunda palestra que assisti, a temática era sobre como repensar o futuro e se planejar hoje. Patrocinada pela Elmex, marca de saúde bucal, a expert em finanças Ana Laura Magalhães e a nutricionista Bianca Naves fizeram um link sobre os nossos hábitos atuais, que muito refletem nossas atitudes do passado.

Segundo Ana Laura, hoje nós vivemos mais, mas pensamos igual antigamente e é o momento de repensar nossas atitudes e rever nossas escolhas. A mudança de mindset não é fácil, mas se faz extremamente necessária a cada dia.

Outro insight super importante dessa palestra foi sobre o tempo. Hoje ele é sinônimo de felicidade, assim como as experiências. Vivemos na era onde o dinheiro não compra felicidade, mas paga por experiências exclusivas e cada vez mais diferenciadas, que trazem sim felicidade!

Business nas redes sociais

O talk com a influenciadora Camila Coutinho discutiu as redes sociais como negócio. Camila comentou que com a rotina digital, é muito fácil entrar no automático e se perder, falar muito de si. Nos tempos atuais é preciso prestar atenção no que é compartilhado, pois comunidades estão sendo formadas e pessoas influenciadas, então é uma grande responsabilidade e ela tenta se lembrar disso diariamente.

Ela também comentou sobre a influenciadora da novela A Dona do Pedaço, Vivi Guedes: “espero que ela (a atriz Paolla Oliveira) consiga mostrar esse lado mais profissional da profissão que movimenta tanto dinheiro no mundo, mas sei que apesar de ter passado bastante coisa bacana pra ela durante o laboratório, o destino da personagem não está nas nossas mãos.”

Vivi Guedes está dando o que falar quando o assunto é marketing de influência, mas isso é assunto pra um outro artigo que escreverei em breve. Por enquanto, fiquei com essa análise que fizemos no Instagram da agência.

Suellen Gargantini Santeramo, CEO e Diretora Criativa da Agência SugarLab