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A estratégia transmidiática da Rede Globo

Você já deve ter ouvido por aí que a televisão está acabando, que com a chegada das plataformas de streaming, os canais abertos estão com os dias contados. Mas eu posso te provar que não, que isso não é verdade! E a Rede Globo, quer você ame ou não, está aí pra me ajudar com isso.

Que é preciso se reinventar para sobreviver aos tempos atuais, todo mundo já sabe. Aí vem a Globo e dá na cara da sociedade com uma estratégia transmidiática genial, incorporando anúncios patrocinados que vão além da telinha.

Primeiro foi a criação do perfil no Instagram da personagem da Paolla Oliveira, que interpreta a influenciadora Vivi Guedes na novela A Dona do Pedaço. A personagem trabalha com a internet e sua vida vai além da tv, já que os telespectadores podem acompanhar e interagir com a personagem, o que por si só já seria incrível. Além disso, toda vez que a personagem aparece gravando stories no celular em uma cena na novela, o conteúdo aparece automaticamente na conta do Instagram dela, como se o que acontecesse na novela, se transportasse pra vida real, pra nossa realidade virtual!

A ideia de criar um perfil na internet para um personagem não é inovadora, já que a própria emissora já fez isso anteriormente. A diferença está na estratégia traçada e nas diversas ações que envolvem a personagem, na telona e fora dela. Pra se ter ideia da dimensão do alcance conquistado pela Globo, no dia em que estou escrevendo este post, o perfil @estiloviviguedes já conta com 1,8 milhões de seguidores.

E não para por aí não! A coisa só melhora e a gente segue se surpreendendo com as estratégias da emissora. A cada semana uma novidade e uma estratégia de marketing diferente é apresentada. Além da personagem Maria da Paz, interpretada pela atriz Juliana Paes ter sido “convidada” a participar de um comercial dentro de uma loja das Casas Bahia, a boleira indicou a loja para outro personagem da trama, que precisava trocar de celular durante uma cena. Caio Castro, que interpreta Roque, foi até a loja e também participou da gravação de um comercial. O mesmo foi ar no mesmo instante, durante o próprio intervalo da novela!

Isso sem contar as ações publicitárias com uma marca de máquina de cartão e com o iFood. Se você ainda acha pouco, tem mais! Recentemente, em um capítulo de uma outra novela da emissora, personagens comentaram sobre um post do Instagram da influenciadora Vivi Guedes, que dava dicas sobre a plataforma de streaming da própria emissora, a Globoplay. A personagem Kim, assessora da influenciadora também apareceu em uma cena assistindo um filme na Tela Quente, que tem continuação em formato de série, disponível com exclusividade pela Globoplay.

É conteúdo interligado atrás de conteúdo interligado. A Globo soube se reinventar como nenhuma outra emissora e ainda monetizou de forma gigantesca o perfil criado para a influenciadora da novela, que já tem várias parcerias firmadas com marcas como Avon e Fiat.

Suellen Gargantini, CEO e Diretora Criativa da Agência Sugarlab