A volta da blogosferaWelcome to the HomeStyle shop!

A volta da blogosfera

É fato que com a criação das diversas redes sociais, o público migrou de plataforma e hoje pouco se fala sobre os “antigos blogs”. Os blogueiros perderam espaço para os influenciadores digitais, que por sua vez, estão cada vez mais perdendo espaço para os formadores de opinião.

Com essa rápida observação podemos então concluir que os blogs estarão em volta com força total e não vai demorar muito. Vai ser mais ou menos a volta dos que não foram! rs

Brincadeiras à parte e deixando a bola de cristal de lado, sim, acredito muito que esse ano será o início da volta dos blogs. Quem deixou de blogar vai voltar e quem não ainda não percebeu essa tendência, está perdendo tempo. Mas é preciso prestar atenção em uma mudança importante: se antes os blogs com conteúdos mais pessoais faziam sucesso entre os leitores, hoje, o que vai prevalecer é a produção de conteúdo de nicho, ou seja, quem for referência em determinado assunto e abordar isso em seu blog, tem grandes chances de conquistar uma comunidade inteira e engajar de forma autêntica e genuína.

Ter um blog é premissa básica pra quem trabalha com produção de conteúdo na internet de forma autônoma. Sempre falo isso nas minhas palestras e workshops. Se algum dia o Mark acordar de pá virada e decidir acabar com o Instagram e com o Facebook, o que acontecerá com essas pessoas que só produzem conteúdo para essas mídias? Vão todas morrer de fome!

O blog é um espaço próprio, que você mantém da forma como bem entender. Ele tem um endereço único e você pode hospedá-lo onde quiser. Não está vinculado a nenhuma outra empresa, entende?! É uma forma segura de você produzir o seu conteúdo e mantê-lo disponível para quem quer que seja.

Os mais pessimistas vão alegar que as pessoas estão perdendo o hábito da leitura mais densa e completa, afinal, em tempos de legendas com emojis, é de se esperar isso mesmo, mas eu acredito que não, se o conteúdo for relevante e interessar o seu público, ele vai engajar da mesma forma.

Modelo de Negócio

Na semana passada tivemos o prazer de levar a blogueira Thereza Chammas, do blog Fashionismo até a Galeria 027, em Vila Velha para um talk sobre moda e acreditem se quiser, a conversa tomou outro rumo e ela acabou tirando dúvidas dos convidados exatamente sobre esse tema: a blogosfera e a produção de conteúdo para blogs.

O Fashionismo foi um dos primeiros blogs brasileiros. Com mais de dez anos de blog, a Thereza comentou com a gente que também está percebendo um movimento de volta dos blogs. As blogueiras mais antigas, que acabaram deixando seus blogs pessoais de lado para se tornarem influenciadoras digitais, estão resgatando a essência e voltando a postar em seus próprios espaços.

Para o Fashionismo, a Thereza chega a produzir de 12 a 14 posts semanais e a maior parte da sua renda vem do blog, ou seja, quem parou de produzir conteúdo para blogs vai voltar um pouco atrás nesse mercado. Ao contrário do que muita gente pensa, o mercado de blogs vem crescendo consideravelmente.

Mercado

Atualmente existem mais de 112 milhões de blogs (quantos são atualizados frequentemente a gente não sabe dizer) e 120 mil são criados diariamente, segundo o estudo State of Blogosphere. Se pensarmos que em meados de 2003, cerca de quatro anos depois que surgiram os primeiros blogs (em 1999 só existiam uns 50 deles) este número girava em torno de 3,5 milhões, preciso prestar atenção nesses dados.

Hoje em dia todo mundo tem alguma coisa a dizer, pra compartilhar com o mundo, então porque não manter um espaço próprio onde se pode falar o que quiser, criar suas próprias regras e compartilhar conteúdos muito mais complexos e interessantes não é mesmo?! Vida longa aos blogs, pessoais e corporativos!

Suellen Gargantini, CEO e Diretora Criativa da Agência SugarLab Digital