Você sabe o que significa brand awareness? No post de hoje, o blog da Sugar te explica tudo sobre essa expressão de nome complicado, mas que se tornou uma boa estratégia para o alcance de sucesso e reconhecimento.
Já parou pra pensar se os valores que sua empresa deseja passar são os mesmos que os clientes notam? Esse questionamento está ligado ao brand awareness, que consiste em consciência de marca. É um tipo de indicador sobre o quanto ela é reconhecida e lembrada, permitindo a avaliação de quanto às empresas remetem os bens que comercializam.
Marcas como Coca-Cola e Apple, por exemplo, são reconhecidas pelo público apenas expondo suas cores e/ou logotipos. Algumas chegam até mesmo a se tornar sinônimo do produto, como Nutella, Bombril e Danone. Desse modo, nossas lembranças são, inconscientemente, um ponto positivo para elas.
Embora o reconhecimento seja uma vantagem, não adianta obter uma imagem organizacional conhecida, se ela é vinculada a valores diferentes que a empresa deseja, ou até mesmo chamar atenção por fatores negativos. É importante se atentar a isso!
Principais vantagens de investir em brand awareness
Com um brand awareness bem realizado, é provável que sua empresa aumente o valor de mercado e das vendas, além de facilitar o processo. O cliente provavelmente pensará na sua marca antes de pesquisar outras.
Os custos de divulgação também serão otimizados. Após a marca se tornar famosa, seu orçamento de marketing poderá ser bem aproveitado, já que não será necessário investir com frequência na divulgação. Com o planejamento de campanhas e ações que agreguem valor aos produtos, sua identidade empresarial é automaticamente favorecida.
O brand awareness também possibilita ampliação do alcance da marca. Quando as pessoas se identificam com nossos valores e estilo, tendem a exaltar a empresa para amigos e familiares.
Agora que você já sabe de tudo isso, deve estar se perguntando COMO investir. E esse será o próximo tópico que vamos abordar.
Estratégias
Uma das estratégias fundamentais para um bom brand awareness é o brand experience (experiência de marca). Ele é composto basicamente por ações que possibilitam alcançar todos os sentidos dos consumidores em momentos especiais. A cor, por exemplo, aumenta em até 80% a capacidade de reconhecimento da marca.
Investir em live marketing também é uma ótima dica, ou seja, ações e interações ao vivo com o público. Vale muito a pena colocar o brand awareness como uma estratégia da sua empresa, para fazer com que ela seja bem vista pelos clientes. Como sempre dizemos aqui na agência, inovações e investimentos devem ser sempre prioridades.
Tamara Sanches, redação Agência SugarLAB