Capacitar os colaboradores é um custo ou investimento?Welcome to the HomeStyle shop!

Capacitar os colaboradores é um custo ou investimento?

Se você é um empreendedor, deve se atentar e se empenhar em aprender como trabalhar a sua equipe e mantê-la qualificada, para que possam ter condições de colaborar com o resultado do seu negócio.

Digo isso pois tenho visto e vivenciado em vários lugares a falta de preparo e capacitação das pessoas para atender ao público. A capacitação deveria começar no primeiro dia de trabalho do novo colaborador, com apresentação de boas vindas, uns slides ou vídeo institucional que possa deixar claro para ele a visão e missão da sua empresa. Isso seria o mundo ideal, mas nem todas as empresas fazem isso. O correto seria o primeiro dia de trabalho ser dedicado a realmente mostrar e ensinar o colaborador o básico da sua função, mas por estarmos vivenciando uma geração de empreendedores que vivem na pressa tão grande, eles se esquecem desse pequeno e milagroso detalhe.

Ainda mas para quem trabalha com público, é primordial ter uma capacitação especifica de atendimento ao cliente externo e interno (mas abordarei este tema num próximo artigo). O cliente externo nada mas é quem traz a renda para o seu negocio, então se você pensa que só em vender e o marketing, sozinhos, vão fazer você ter lucro, infelizmente o seu pensamento irá leva-lo a falência, pois hoje em dia as pessoas querem é ser muito bem tratadas quando vão aos lugares, até por que estão pagando pelo serviço ou produto.

Muitas empresas aproveitam colaboradores mais antigos para que eles acompanhem estes novos colaboradores, é algo bom, mas muitas vezes é algo imposto e mal feito, que pode gerar um custo mais alto lá frente, porém até para este tipo de “movimento” os colaboradores antigos também devem estar preparados para realizar. É claro que este tipo de atitude pode ser vista e aceita pelos colaboradores mais antigos como uma forma de reconhecimento e desenvolvimento gerando um clima saudável e com profissionalismo.

O fato é que todos os novos colaboradores que tem um projeto de vida, querem trabalhar, melhorar e crescer sempre que a empresa proporcionar isso e eles comprarem esta ideia já no seu inicio. As empresas que hoje já reconhecem esta necessidade de capacitação da sua mão-de-obra, se destacam no contexto organizacional e no mercado segmentado, se tornando atrativas aos olhos de quem busca um emprego, além de se tornarem mais competitivas no mercado.

Mas antes de saírem por aí fazendo qual tipo de capacitação, busquem orientação do seu RH ou até mesmo de consultorias que trabalhem com este viés (assim como eu), pois pode ser até parecer um processo fácil, mas precisa ser construído com base de fatos e processos bem sólidos para que não perca o seu propósito.

As empresas que já tem programa de capacitação para seus colaboradores, na maioria das vezes, já desenvolveram programas de reconhecimento e desenvolvimento interno. Isso não importa se a sua empresa tem 10 colaboradores ou 10.000, o importante é a forma como você vai tratá-los e desenvolvê-los para atingir os objetivos do seu negócio.

As empresas que hoje sabem diferenciar um produto ou serviço e que oferecem, atrelados à isso, um bom treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores, tem uma capacidade maior de ter lucro, reter colaboradores e clientes do que qual outra do mesmo segmento que não tenha esta prática.

Empreendedores, por favor, entendam e não se esqueçam que assim como vocês, o bem mais precioso e rentável da sua empresa é o capital humano que trabalha nela, se vocês (sócios, donos, etc.) tratarem seus colaboradores como vocês desejam que seus clientes externos sejam tratados, podem ter certeza que o sucesso logo chegará.

Peço que sempre tenham área de recursos humanos como suporte e apoiadores neste processo, caso ainda não tenham, é só me procurarem, que eu posso auxiliá-los nisso. Deixo abaixo algumas dicas valiosas para acabar de uma vez por todas com este mito de que capacitação é custo. É um investimento constante.

8 dicas para as empresas criarem capacitação aos seus colaboradores:

  1. Elaborar um formulário para levantar as necessidades de capacitação dos seus colaboradores;
  2. Tenha o perfil profissional dos cargos existentes bem claros (cargos e salários);
  3. Crie um programa de desenvolvimento e reconhecimento;
  4. Assim você irá reter talentos;
  5. Gerará condições melhores de trabalho e remuneração;
  6. Ganhará competitividade natural;
  7. Estará preparado para novos desafios e inovação de produtos/serviços;
  8. Além de ter os melhores e mais sólidos resultados.

Cristiane Martins, Gestora de Pessoas