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Comunicação é o que o outro entende

“Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem.” (David Ogilvy)

A frase acima, dita pelo pai da publicidade e fundador da Ogilvy & Mather é a mais pura realidade do marketing.

Você já deve ter ouvido algumas pessoas se questionarem, dizendo que já fizeram de tudo pra vender seus produtos e serviços, mas não tiveram sucesso. Pode começar a perceber uma coisa em comum entre elas, nenhuma sabe te responder o porquê. Afinal, se elas já tentaram de tudo né?! É uma pergunta que elas não tem resposta mesmo.

Mas a resposta está justamente nessa frase de David Ogilvy. Aquilo que você está comunicando, nem sempre é o que o outro está entendendo. E isso acontece porque não existe um planejamento eficaz e estratégico por trás das campanhas dessas empresas.

Hoje em dia é comum vermos pessoas vendendo fórmulas prontas que prometem resultados incríveis em prazos tão pequenos, mas o que me faz parar pra pensar é que o que funciona pra um, nem sempre (e quase nunca) tem os mesmos resultados pra todo mundo. Por isso o estudo da marca, do mercado e a busca pelo posicionamento estratégico ideal (e único) é tão importante e deveria ser a primeira preocupação de uma marca.

Com a chegada das mídias sociais veio junto a ilusão de que seria possível se aproveitar das conversas entre as pessoas para transformar o discurso de uma marca de uma forma mais rápida. Mas podemos concluir que essa estratégia, que parecia ser infalível, não deu certo, afinal, estamos presenciando muitas marcas correndo atrás do prejuízo causado por campanhas e escolhas erradas.

O que realmente comunica e posiciona uma marca é o sentimento que ela transmite ao cliente. É a sensação que o cliente tem ao experimentar um projeto ou serviço, por isso batemos tanto na tecla da importância da experiência de marca aqui na agência.

Tudo faz parte do projeto de comunicação, desde o cuidado com o primeiro contato até o atendimento do pós-venda. Cada detalhe faz a diferença e saber OUVIR o seu cliente (se sua marca ainda estiver sendo criada, você pode ouvi-lo através de pesquisa de mercado) é talvez a parte mais importante de toda a estratégia de uma marca.

Suellen Gargantini Santeramo, CEO e Diretora Criativa da agência SugarLab Digital