Consistência é a palavra da vezWelcome to the HomeStyle shop!

Consistência é a palavra da vez

É interessante como a internet tem suas “modinhas”. De tempos em tempos você percebe várias pessoas ao seu redor falando sobre as mesmas coisas e até vendendo “regras” que vão te ajudar a chegar lá. Já tivemos o tempo do conteúdo, do trabalho autoral e agora temos a era da consistência. Mas o fato é que ninguém te conta que essas coisas, separadas, não vão te levar a lugar nenhum. A impressão que eu tenho é que as pessoas vão “descobrindo” hacks e depois de uma sucessão produtiva, elas começam a ter resultados e o atribuem à uma coisa só.

Quem produz conteúdo autoral, consequentemente terá mais chances de ser bem sucedido na internet. Mas a questão é que se essa mesma pessoa não for consistente no conteúdo que produz, ela demorá muito mais para chegar em algum lugar. Acrescente à “formula mágica” da produção de conteúdo + trabalho autoral, a constância e a consistência. Com esse combo certamente você chegará a autoridade que tanto se fala atualmente. Aliás, esse post poderia abordar esses outros dois temas também, mas fica pra uma próxima!

Ser consistente é diferente de ser constante. Consistência sem constância não existe! Para se tornar autoridade na internet (ou em qualquer lugar) é preciso produzir conteúdos que conversem entre si. De nada adianta falar todo dia mas falar sobre tudo. Dificilmente alguém é especialista em mais de uma coisa. É por isso que falamos tanto em escolher e se posicionar em um nicho.

Claro que você pode gostar de muitas coisas, consumir muitas coisas e saber sobre muitas, mas pra trabalhar na internet é preciso escolher uma coisa e se dedicar a ela. Uma dica: caso você queira produzir conteúdo sobre mais de um assunto e, principalmente, assuntos diferentes, use a teoria de pareto, falamos mais obre ela aqui.

O maior erro da maioria das pessoas é escolher um segmento e achar que será fácil. Influenciadores maiores conseguiram se posicionar em segmentos amplos porque começaram lá atrás, onde a concorrência quase não existia. Quem foi resistência e fiel à sua temática, continua até hoje influenciando, crescendo e fazendo sucesso. Mas hoje, o cenário é diferente, é preciso nichar e sub-nichar ao máximo.

Um exemplo prático: você gosta do segmento de beleza e entende bastante de skin care e cuidados com a pele, então você pode definir que o seu nicho será esse, mas se você quiser se tornar especialista em um tipo de pele (que pode ser o seu) e passar a ensinar outras pessoas que também tem o mesmo tipo, com certeza você crescerá muito mais rápido. Claro que você entende beleza e pele como um todo e ninguém tirará o seu mérito disso se você optar por falar apenas de um tipo de pele, muito pelo contrário, entende?!

Ser consistente está diretamente relacionado com a densidade do seu conhecimento e consequentemente com a entrega do seu conteúdo. Essa entrega precisa ser consistente, coerente e constante. Sempre!

Mudar o tempo todo por conta de qualquer dificuldade não vai ajudá-lo a atingir o nível da maestria. Você pode alcançar o sucesso temporário, entretanto, para mantê-lo, você precisa de consistência nas suas ações a vida inteira, além de caráter, força de vontade, atitude, imaginação e inteligência emocional.

Suellen, CEO e Diretora Criativa da Agência Sugarlab