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Marketing de Comunidade

A primeira vez que eu vi o termo Marketing de Comunidade foi na internet, mais precisamente no perfil de um youtuber famoso. Sem entender muito bem, fui pesquisar mais sobre o assunto, afinal, pra mim, a definição de marketing sempre teve a ver com conexão e relacionamento afim de criar comunidades de pessoas que se interessam por um mesmo assunto.

A palavra “comunidade” também se refere aos elementos comuns de um grupo e pesquisando mais sobre o assunto, cheguei a uma definição bem adequada:

é uma estratégia que atua em um duplo movimento – oferecer e promover um espaço criativo para a construção de conexões entre indivíduos com interesses em comum enquanto identifica as necessidades dessa galera a fim de propor soluções eficientes para todos os envolvidos.

A estratégia busca conquistar espaço na mente e na rotina das pessoas que consomem um determinado produto ou serviço. Dessa forma, é possível manter um relacionamento positivo entre marca e cliente.

A Starbucks, por exemplo, criou uma página específica com um bom marketing de comunidade. Nela, a marca recebe ideias de clientes com a intenção de implementá-las no futuro. Aproximar marcas e clientes pode ser um desafio, mas traz vantagens como a fidelidade dos clientes.

Vale lembrar que essa estratégia não é exclusiva do marketing digital, já que o conceito de comunidade é bem mais amplo do que apenas virtual ou presencial. Com ela, você também tem a oportunidade de mapear o desenvolvimento e sucesso do cliente, à medida que oferece suporte e um espaço de diálogo.

Uma marca que trabalha o marketing de comunidade muito bem é a Apple, pois além de oferecer produtos incríveis, desejados por todo mundo, o atendimento durante toda a jornada de compra é minucioso. A Apple desenvolveu uma personalidade e criou uma cultura que faz com os clientes queiram pertencer e permanecer nessa comunidade.

O Facebook já se ligou nessa tendência e está fazendo propagandas sobre as suas comunidades, os já conhecidos grupos da rede social. O Youtube também adicionou a aba “comunidade” nos canais de alguns de seus criadores de conteúdo. Lá é possível postar conteúdos em forma de texto ou imagens e receber comentários sem precisar criar outros vídeos, o que gerou uma certa independência do Facebook, como plataforma de engajamento. Mas, a função ainda está em fase de testes e só foi liberada para um número limitado de canais. A Niina Secrets foi uma das criadoras de conteúdo contempladas com essa liberação e está usando de forma bastante estratégica essa nova ferramenta. Vale a pena acompanhar para entender melhor como funciona!

Suellen Gargantini, CEO e Diretora Criativa da Agência Sugarlab