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Marketing digital não é só rede social

De acordo com uma pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, são mais de 139 milhões de pessoas que têm contato com a internet no Brasil. Isso representa uma adesão de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas. ⠀

Isso significa que o jogo está só começando! Ainda existe uma parcela alta de pessoas que irão ingressar nesse universo nos próximos anos. Que a internet é o meio mais eficiente para sua marca se comunicar com seu cliente, todo mundo já sabe. Mas o que a maioria não sabe é que fazer marketing na internet não se trata apenas de redes sociais.

74% dos consumidores brasileiros fazem pesquisas na internet antes de comprar um produto ou serviço e 67% das empresas que já investem em estratégias para melhorar a sua presença digital, planejam aumentar os investimentos nos próximos anos, segundo dados da pesquisa Content Trends.⠀

Mas como estar presente digitalmente então?! Separamos algumas sugestões pra você que tem uma micro ou pequena empresa e precisa começar de alguma forma:⠀

• Site institucional da sua empresa (com informações sempre atualizadas)
• Blog corporativo (atualizado periodicamente)
• Cadastro no Google Meu Negócio (se você tiver negócio com ponto físico)⠀
• Presença nas principais redes sociais (esteja apenas onde você conseguir ter presença constante)
• Campanhas digitais (estratégias digitais são muito importantes aqui)
• E-mail Marketing (não, essa técnica ainda não morreu e é muito eficaz na conversão)

Estratégias digitais

Investir em anúncios patrocinados é uma preocupação que poucas empresas tem hoje em dia, por mais incrível que isso possa parecer, é verdade. A parcela de quem investe nesse tipo de serviço ainda é uma fatia muito pequena do mercado.

Apesar do marketing digital já ter se provado grande em resultados, algumas marcas ainda não sabem que podem produzir um bom conteúdo e disseminar esse conhecimento para um número muito maior de pessoas com a ajuda de estratégias digitais. Estratégias essas que demandam muita pesquisa, estudo e dedicação de tempo, até acertar em cheio o público desejado.

Saber gerenciar redes sociais e criar peças gráficas inspiradoras é tarefa fácil perto do planejamento e do desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Envolve muitos testes e principalmente, muita experiência de quem conhece sobre técnicas de copy, de encantamento e de meios na internet.

Nossas estratégias são únicas e exclusivas para cada cliente, afinal, cada um tem uma necessidade diferente quando o assunto é marketing digital, mas quem faz a nossa consultoria ou participa dos nossos workshops, passa a conhecer algumas dessas estratégias.

Suellen Gargantini, CEO e Diretora Criativa da Agência Sugarlab