O começo é agoraWelcome to the HomeStyle shop!

O começo é agora

Só se torna grande quem começa. 

Li essa frase faz algum tempo em algum lugar que não estou me lembrando agora, mas desde então guardei ela comigo. Nunca uma frase fez tanto sentido. Só chegou lá quem um dia começou de alguma forma.

Não importa como e nem onde você vai começar, o importante é dar o primeiro passo. Há quem diga que essa seja a mais difícil das atitudes de um empreendedor. Ter a coragem de tirar as ideias do papel, de decidir começar, sair do lugar, da zona de conforto e iniciar uma trajetória brilhante.

Já falei algumas vezes aqui e nas minhas mídias sociais que depois de ter uma ideia incrível e saber qual o porquê da sua marca ou empresa, o passo seguinte é o planejamento. Fica muito mais fácil decidir que caminho seguir quando você sabe onde quer chegar. Estabelecer metas e prazos é essencial para quem está começando agora.

Se você não sabe para onde ir qualquer caminho serve. (Alice no País das Maravilhas)

Me lembro como se fosse hoje das três vezes em que tentei começar a frequentar a academia. Era sempre verão, aquele calor escaldante e o pensamento que me perseguia era sempre o mesmo: se eu tivesse começado três meses atrás, não estaria nesse sofrimento agora! E aquela frase que você já deve ter visto muito por aí, fez todo o sentido naquele momento:

Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje. (Karen Lamb)

A vida não espera, o tempo voa e você vai ficando pra trás. Comece agora, dê o primeiro passo e planeje os próximos. Enquanto você se deixa levar pelo medo do novo, seus concorrentes estão avançando. Nenhuma mudança é fácil e requer muito equilíbrio emocional, mas com dedicação e planejamento, é possível traçar um caminho para se tornar grande.

Mas acredite, difícil não é começar, é manter-se relevante, porém esse assunto é tema pra um outro artigo. Fica pra uma próxima oportunidade!

Suellen Gargantini Santeramo, CEO e Diretora Criativa da Agência SugarLab Digital