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Principais tendências do comércio eletrônico para este ano

Existem hoje no Brasil cerca de 90 mil lojas virtuais, que juntas devem somar um faturamento de R$ 80 bilhões em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Neste mercado, as compras pelo smartphone e tablet ultrapassaram em 2018, pela primeira vez, os números do desktop: 53,8% contra 46,2%. No entanto, a taxa de conversão (número de usuários que conclui a transação) de sites móveis costuma ser a metade da taxa de uma página de computador, conforme a ABComm. Por isso, empresas de e-commerce devem  pensar além das suas versões mobile, em como melhorar a versão desktop para os usuários e aprimorar a experiência de compra dos clientes, apostando em novidades do mercado eletrônico.

Avaliação com fotos e vídeos
Essa já é uma tendência nos e-commerces da China. Aqui, percebemos que a avaliação dos produtos ajuda muito na decisão de compra das pessoas. No entanto, ainda não é comum essa avaliação vir acompanhada de uma foto ou vídeo do consumidor e essa é uma das tendências que deve ganhar força no próximo ano.

Sites mais leves
A tecnologia PWA (Progressive Web Apps), em sua versão desktop, é uma novidade que deve ser uma forte tendência em 2020, transformando os sites das empresas em uma espécie de aplicativo, o que ocupa bem menos espaço nos equipamentos dos usuários, como smartphones e tablets, e traz benefícios como navegação mais rápida e fácil, além de baixo consumo de internet.

Os sites que utilizam PWA podem ser usados independentemente do browser ou dispositivo; consomem muito menos internet e até funcionam offline; enviam notificações push; permitem que o usuário adicione um atalho no smartphone ou computador que abre o site, como se fosse o ícone de um app; atualizam automaticamente e proporcionam uma experiência parecida com a de um aplicativo nativo.

Busca e compras por comando de voz 
As pesquisas por voz estão se popularizando. Estima-se que 15% de todas as buscas no Google, são feitas diretamente no navegador ou pelo assistente digital, como a Siri, por voz. Devido aos diferentes dispositivos disponíveis, como smartphone, alto-falantes inteligentes ou até mesmo a TV, o reconhecimento da fala está em constante aprimoramento. Os usuários tendem a formular suas consultas no formato de uma pergunta ao invés de palavras-chave ao fazer uma pesquisa por voz. Por esse motivo, é possível garantir os melhores lugares entre os resultados de pesquisa com métodos de SEO, estruturando dados e elaborando frases para os mecanismos de busca.

Criação e personalização automatizadas de anúncios
A eficácia da mídia publicitária depende de sua relevância no contexto em que é inserida. Além do conteúdo do anúncio, isso também inclui o ambiente do usuário, por exemplo, sua localização. Por isso, é importante investir nos anúncios automatizados. As tecnologias que personalizam automaticamente a criação de anúncios usam informações de contexto disponíveis para adaptar dinamicamente as várias partes da mídia publicitária, como as imagens e chamadas para ação. Por meio do aprendizado de máquina e exploração (teste A/B automático) das variantes, as ferramentas melhoram continuamente as suas taxas de cliques dos anúncios. O resultado é maior conversão dos anúncios.

Retirada de produtos em locais físicos
Para quem não tem ponto físico, a entrega dos itens em lockers, similar ao modelo praticado pela Amazon, nos Estados Unidos, é uma opção diferenciada e será tendência em 2020.