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Seis estratégias de marketing digital para startups

Investir em estratégias de marketing digital é prioridade hoje para muitas empresas, independentemente do porte. Mas para startups que desejam escalar os negócios é um movimento vital.

Os benefícios de estar online, porém, vão além: é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do site, o que automaticamente aumenta a exposição da marca, atrai mais clientes e gera mais vendas. Segundo a IAB Brasil, órgão regulador da publicidade, 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar. E não se trata de algo que demande muito investimento, porque o estudo de público-alvo e a criação de campanhas de comunicação sob medida são muito mais fáceis na internet, além de menos onerosas.

Outra vantagem é poder mudar o curso de uma ação no meio do caminho sem grandes consequências, caso se perceba que os resultados não são os esperados. Para quem a internet permite uma segmentação de audiência bastante assertiva e com isso evita o desperdício de dinheiro com quem não é potencial cliente.

1) Planejamento estratégico e tático

Saber transformar o planejamento estratégico em ações táticas, que podem ser executadas e mensuradas facilmente pela equipe, é o primeiro investimento para obter sucesso no marketing digital. Há inúmeras técnicas ou boas práticas já consolidadas no mercado. O desafio é entender qual é a melhor delas e saber aplicá-las da forma mais assertiva para obter o resultado esperado.

2) Conteúdo

Justamente pelos resultados positivos, a aplicação do marketing de conteúdo cresceu em todo o mundo. Em contrapartida, alguns problemas começaram a surgir. Com todas as plataformas e dispositivos existentes, o volume de informação ficou tão grande que passou a ser chamado de “noise” ou “barulho”. A recomendação é parar de escrever sobre tudo e criar conteúdo relevante para seu nicho.

3) Redes Sociais

Antes de aplicar estratégias de marketing digital num negócio, é preciso entender a importância das redes sociais, que crescem exponencialmente. Isso porque, a partir do momento que se conhece os benefícios de um bom posicionamento das mídias digitais, o diálogo entre empresa e o cliente fica mais fluido e dinâmico. O bom planejamento vai mostrar os caminhos a seguir e ações táticas bem pensadas são, sem dúvida, meios muito eficientes para a construção de uma imagem da marca. E podem sim se transformar em ferramentas de conversão de clientes.

4) Mídia paga

A mídia paga consiste, basicamente, em pagar pela exposição de sua marca e, com isso, aumentar visibilidade; gerar mais tráfego; segmentar o público de interesse; e trazer resultados rápidos. Tudo isso com investimento acessível, principalmente quando falamos em marketing de performance. Uma modalidade que permite que o investimento seja feito de acordo com o desempenho da ação, apenas quando há resultados mensuráveis.

5) SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que basicamente significa um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de sites em determinados motores de busca, como o Google, por exemplo. Muito se fala sobre sua importância, no entanto, ainda há uma boa parcela de empreendedores que infelizmente desconhecem essa estratégia. Em plena Era Digital, o SEO se tornou indispensável para qualquer marca que deseja criar uma presença sólida na web.

6) Métricas

Mensurar dados para análise é fundamental para qualquer empresa. Com eles, é possível comparar desempenho de campanhas e reduzir erros tornando a comunicação cada vez mais assertiva. Mas é importante saber interpretar as métricas, para poder otimizá-las.

Thiago Cavalcante, diretor de Novos Negócios e sócio-fundador da startup Adaction