Sucesso x FracassoWelcome to the HomeStyle shop!

Sucesso x Fracasso

Trata-se de nada menos do que uma das principais questões de mindset com a qual lidamos atualmente. O dilema começa a partir de quando buscamos em nosso vocabulário particular um significado reconfortante para fracasso e uma definição divergente de sucesso que nos permita desapegar dessa tal missão de “chegar lá”.

Que cada um tem o seu “lá” é fato, contudo do lado de cá é hora de chamar a sua atenção para uma outra vertente desse assunto. O medo do fracasso existe claramente quando falamos sobre carreira mas, veja só, o medo do sucesso também assusta muita gente porque é tão incerto quanto relativo. O caminho para não se frustrar com as expectativas é simplesmente colocá-las ao fim e não nos meios do trajeto – já que os atalhos podem ser escassos e os labirintos reservarem sonhos, nunca se sabe! Perceber oportunidades e, como se não fosse o bastante também criá-las, pode dizer respeito ao seu certo sucesso mais do que qualquer jornada pronta. Falo de encarar fracassos como uma série de passos que nada tem de contrários, no entanto guiam a garantia de que o que se quer é realmente o que se busca.

Na Era Digital e além, até Danielle Noce – a influenciadora queridinha de viagem e culinária do youtube – fez carreira a partir do fracasso. Li há alguns dias Dani contando que o objetivo ao postar vídeos na internet era chamar a atenção de produtoras para conquistar um programa de TV. Ela não chegou lá, mas veio coisa muito melhor! Com um nome forte no cenário dos influenciadores, ela fincou bandeira na terra por onde estava apenas de passagem e fez do provisório um sucesso – que eu não ousaria dizer definitivo mas – duradouro. Ops, acho que ela chegou além de “lá”!

Se o sucesso para você é reconhecimento, por exemplo, cuide de como você pontua os seus fracassos neste mesmo sentido. Não dá para considerar o náufrago com grande lamento se chegar íntegro à outra margem nunca foi crucial, da forma que for.

Stéfany Freu

Fonte da Imagem: Pixabay